O grupo se propõe a conscientizar a população em geral e a comunidade acadêmica, em especial, quanto à conservação da água. Para isso, realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionados ao tema. No intuito de contribuir para a formação de gerações futuras de cidadãos com uma consciência crítica da importância da conservação da água para a sociedade; formar  engenheiros com conhecimentos diferenciados na área de recursos hídricos; contribuir com nosso papel de academia com a sociedade e o Governo do Estado de Pernambuco e consolidar parcerias com gestores de órgãos diretamente interessados em implementar as ações de conservação de água.

"Em agosto de 2013, três alunos de graduação do curso de Engenharia Civil procuraram a coordenação setorial da área de Recursos Hídricos e Saneamento da Escola Politécnica de Pernambuco - POLI - com os seguintes objetivos: desenvolver um projeto de extensão em escolas públicas, levando o conhecimento acerca da "conservação de água" da universidade para a comunidade; e desenvolver pesquisas na linha de recursos hídricos.
 
A partir da iniciativa destes alunos, que também eram técnicos da Companhia Pernambucana de Saneamento - COMPESA, foram iniciadas as primeiras atividades do Grupo, que nesta época ainda não era o AquaPOLI. Ainda em 2013, foi aprovado pelo PFA o projeto de extensão "Programa de educação para conservação de água em escolas públicas", para o qual foi designado uma bolsa de extensão. Juntava-se mais um membro ao Grupo, que nesse momento sentiu necessidade de uma identidade e assim surgiu o AquaPOLI. Em novembro de 2013, foram realizadas as primeiras atividades de extensão, com palestras proferidas aos alunos do Colégio da Polícia Militar.
 
Após o início das atividades de extensão, foi despertado entre os alunos o interesse pela pesquisa. Aliando o projeto de extensão em andamento com a parceria da COMPESA, foram selecionadas escolas-piloto, nas quais além de atividades de extensão estuda-se o consumo de água nas mesmas. Em janeiro de 2014, foi iniciado o cadastro de escolas, e em março do mesmo ano, foram instalados com o apoio da COMPESA mais de 40 hidrômetros em duas escolas-piloto, consolidando assim nossa parceria.
 
Em 2014, devido ao grande crescimento do grupo, outras linhas de pesquisa foram surgindo no AquaPOLI, como "Drenagem Urbana" e  "Conservação de água em prédios públicos". A Secretaria de Administração do Governo do Estado de Pernambuco, interessada na redução do consumo de água potável em prédios públicos do Estado, firmou parceria com a POLI e o AquaPOLI expandiu a pesquisa iniciada em escolas públicas para prédio públicos com a tipologia administrativa. 
 
Em 2015, o grupo ganhou o prêmio de Destaque em Extensão, com o projeto coordenado pela Profa Simone Rosa da Silva, reconhecido com destaque em 2014 na POLI: "Educação para Conservação de Água em Escolas Públicas", no evento do 103º aniversário da POLI.
 
Atualmente o AquaPOLI é um grupo de pesquisa e extensão em recursos hídricos, composto por docentes e alunos de graduação e pós-graduação da POLI, além de diversos colaboradores externos à UPE."

Projeto de Extensão

Programa de conservação de água em escolas públicas

O projeto é uma proposta de contribuição na temática da educação associada à conservação de água, através ações educativas junto aos alunos, professores e funcionários de escolas públicas de Pernambuco, que poderão atuar como multiplicadores deste conhecimento no âmbito doméstico. O desenvolvimento do projeto será constituído de três etapas distintas. A primeira etapa visa atender a uma demanda existente das escolas sobre informações gerais de recursos hídricos, que será realizada através de visitas dos monitores do projeto as escolas, ministrando palestras adequadas a cada público sobre o tema e distribuição de material informativo e educativo (folders, cartilhas, cartazes) para educação dos usuários da escola (alunos, professores e funcionários) sobre o uso racional da água. Na sequência, as escolas que tiverem poderão realizar visita guiada ao Espaço Ciência seguindo o roteiro dos experimentos relativos à água para complementar o aprendizado. A segunda etapa consiste em selecionar um número restrito de escolas (no máximo três) que funcionarão como um piloto, onde haverá um acompanhamento com uma frequência quinzenal, em um processo de médio prazo (18 meses), incluindo atividades externas à escola. A proposta é conscientizar os usuários da importância das atitudes de cada indivíduo em relação ao uso da água. A terceira etapa do projeto visa avaliar o resultado do aprendizado dos alunos e professores das escolas-piloto. Essa avaliação será feita de duas formas: através do monitoramento do consumo de água na própria escola, verificando se as ações educativas com os usuários causaram impactos positivos como a redução do consumo de água nas respectivas escolas. Outra forma de avaliação será, a partir da aplicação de questionários aos professores, da verificação da apropriação pelos educadores das práticas e vivências repassadas pelos monitores nas escolas com os alunos.
 
Projeto de Pesquisa

Conservação de Água em Edificações Públicas

O objetivo geral do projeto de pesquisa é propor alternativas para atender à demanda de políticas de conservação e uso racional em áreas urbanas, em âmbito nacional, através de medidas viáveis para redução do consumo de água potável em escolas públicas e prédios públicos comerciais da Região Metropolitana do Recife. Para atender o objetivo proposto, serão desenvolvidos as seguintes etapas: Avaliação do padrão do consumo de água em escolas públicas e prédios públicos comerciais situados na Região Metropolitana do Recife. Cálculo de indicadores de consumo de água nas edificações em estudo. Estudo de medidas para redução do consumo de água potável em prédios-piloto. Avaliação a redução do consumo de água potável através da simulação da implantação das intervenções propostas. Avaliar a viabilidade econômica da implantação das medidas propostas nas edificações em estudo. O projeto conta com a parceria da Secretaria de Administração do Estado de Pernambuco, através da Gerência Técnica de Energia e Saneamento e tem como objeto de estudo prédios e escolas públicas do Governo do Estado de Pernambuco.